Apesar das muitas diferenças de aspecto e função, todas as células estão envolvidas numa membrana — chamada membrana plasmática — que encerra uma substância rica em água, chamada citoplasma.
A célula-tronco, ou célula estaminal, é uma capaz de se dividir e originar uma outra célula semelhante à sua progenitora. Esse processo é chamado de diferenciação celular. Existem duas possibilidades de extração das células estaminais: elas podem ser adultas ou embrionárias. As adultas, por exemplo, são encontradas em tecidos como medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, entre outros. Já as embrionária como diz próprio e,são encontradas no embrião humano.
Função:
Uma das principais funções é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas doadoras não supri a quantidade de necessitados.
Onde se localizam?
As células-tronco podem ser encontradas em embriões recém-fecundados (blastocistos).
Eles são criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento de infertilidade (na qual chamados de embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa, reposição de núcleo celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário