segunda-feira, 16 de maio de 2011
Perigo do inicio das relações sexuais na adolescência
A Aids não é o único risco trazido com o início de uma vida sexual ativa, apesar de ser o mais temido. A gravidez indesejada e a contaminação por outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também merecem atenção. "A pílula e a camisinha não são as únicas formas de prevenção. Existem outros métodos que podem ser adotados, desde que haja o acompanhamento de um médico ou orientador sexual. Quando se pensa em adolescência, as recomendações mais comuns são a pílula para a gravidez indesejada e a camisinha para as DSTs", explica o dr. Goodson. Para evitar a gravidez, é possível adotar ainda métodos como o coito interrompido, a temperatura basal e a tabelinha. No entanto, são opções menos confiáveis.
Características fisiológicas do adolescente.
Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a papéis sociais do adulto.
assumir os deveres e
Os termos "adolescência" e juventude" são por vezes usados como sinônimos (como em Adolescencente), por vezes como duas fases distintas mas que se sobrepõem: para a adolescência se estende aproximadamente do 11 aos 21 anos de vida, enquanto a O define juventude como a fase entre 15 e 24 anos de idade - sendo que ela deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira; a Organização define adolescente como o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade e, no brasil, o estatuto da criança e do adolecente estabelece ainda outra faixa etária - dos 12 aos 18 anos.
O que são problemas do sistema endócrino?
O sistema endócrino é constituído por um grupo de órgãos (algumas vezes referidos como glândulas de secreção interna) cuja função principal é produzir e secretar hormônios diretamente no interior da corrente sangüínea. Os hormônios atuam como mensageiros para coordenar atividades de várias partes do corpo.
Os principais órgãos do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireóide, as paratireóides, os testículos e os ovários. Durante a gravidez, a placenta também atua como uma glândula endócrina além de suas outras funções. O hipotálamo secreta vários hormônios que estimulam a hipófise: alguns desencadeiam a liberação de hormônios hipofisários e outros a suprimem.
O que são?
Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células, em animais e plantas. Também chamados de "mensageiros químicos do corpo",os hormônios regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam o metabolismo (o processo usado pelo organismo para produzir energia a partir dos alimentos). Diferentemente das informações enviadas pelo sistema nervoso, que são transmitidas via impulsos elétricos, se deslocam rapidamente, têm um efeito quase imediato e de curto prazo, os hormônios são mais vagarosos e seus efeitos mantêm-se por um período mais longo de tempo.
Funções:
No corpo humano, a comunicação entre as suas partes constituintes é vital e permanente. Além do sistema nervoso central, existe outro sistema muito delicado de comunicação e controle : o sistema endócrino, que trabalha conjuntamente com o sistema nervoso . Ele é formado por diversos agrupamentos celulares chamados glândulas endócrinas, cuja função é segregar certas substâncias muito específicas (os hormônios) e transferi-las para o sangue. As funções do sistema endócrino são muito variadas: ele intervém no crescimento corporal, nas características sexuais, na reprodução e na adaptação do organismo às constantes mudanças do meio externo e interno, entre outras.
Caracteristicas gerais das Células.
Apesar das muitas diferenças de aspecto e função, todas as células estão envolvidas numa membrana — chamada membrana plasmática — que encerra uma substância rica em água, chamada citoplasma.
A célula-tronco, ou célula estaminal, é uma capaz de se dividir e originar uma outra célula semelhante à sua progenitora. Esse processo é chamado de diferenciação celular. Existem duas possibilidades de extração das células estaminais: elas podem ser adultas ou embrionárias. As adultas, por exemplo, são encontradas em tecidos como medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, entre outros. Já as embrionária como diz próprio e,são encontradas no embrião humano.
Função:
Uma das principais funções é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas doadoras não supri a quantidade de necessitados.
Onde se localizam?
As células-tronco podem ser encontradas em embriões recém-fecundados (blastocistos).
Eles são criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento de infertilidade (na qual chamados de embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa, reposição de núcleo celular.
Assinar:
Postagens (Atom)